Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

domingo, 11 de setembro de 2011

Todos na mira da internet.


Maria Lídia Vasconcelos

Redes sociais como facebook, orkut, blogs e fotoblog viraram moda. As pessoas se renderam completamente ao mundo da internet, cheio de ilusões e fantasias. Mundo esse tão fantasioso do qual deveríamos nos proteger, principalmente contra os crimes ocorridos na internet.

Os sites de relacionamento foram criados basicamente para que as pessoas pudessem interagir com os amigos e para conhecer gente nova. E é exatamente aí que está o perigo – conhecer gente nova. Afinal, nesses sites de relacionamentos criam-se perfis com informações que podem ou não ser verdadeiras, ou seja, nós nunca sabemos com quem realmente estamos falando.

Na internet, qualquer um pode ser quem quiser. Uma menina de quinze anos pode se passar por uma mulher, um homem pedófilo pode se passar por uma criança ou qualquer outra pessoa que bem entender.

Infelizmente, os casos de pessoas que são enganadas virtualmente, que saíram para encontrar outras que conheceram na internet e que terminaram de forma trágica não são raros. Um dos casos que mais tiveram repercussão na mídia paraense foi o da menina encontrada em uma lixeira na frente de um supermercado, após ter saído de casa para se encontrar com alguém que havia conhecido na internet há pouco tempo.

É muito importante sabermos sempre com quem estamos nos comunicando de verdade. Procurar meios como: amigos em comum ou mais informações pessoais. Devemos também ser cautelosos ao nos expormos de mais. Informações em excesso sobre nossa vida pessoal pode ser tudo que “bandidos” precisam para nos atrair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"