Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Leitura e educação.

Rozileni

A educação está um caos em nosso país. A maioria dos alunos de 5ª a 8ª série não conseguem ler bem, principalmente adolescentes, que sentem dificuldades nas interpretações de texto.

A maioria dos jovens não gostam de ler, por não terem uma cultura de leitura. Os pais deveriam incentivar os filhos a lerem jornais ou revistas de notícias, pois a leitura permite se comunicar, aprender e até mesmo identificar as palavras.

Ler amplia o nosso desenvolvimento, a nossa criatividade e mantém o rendimento escolar em um nível alto. A tecnologia está afastando os jovens dos livros e do hábito de ler.

Portanto, o governo deve ampliar bibliotecas em escolas públicas para garantir a todos os alunos o acesso à leitura, assim como conhecimento de gramática.

Interagir com segurança.


Redator:
Bruno Gonçalves Corrêa

Redes sociais, a mania que se espalhou pelo mundo inteiro. Hoje em dia podemos interagir sem sair de casa com várias pessoas de diversos países ao mesmo tempo. É a chamada “era da informática”. Mas tome cuidado, pode ser muito perigoso se não souber diferenciar mundo real do virtual.

Muitas pessoas entram em site de relacionamento para “sair do mundo real”. Deixar as preocupações de lado, mas, podem se dá mal, pois é comum internautas usarem “FAKE”, identidade falsa, nesses tipos de sites. Como foi o caso que aconteceu recentemente em Belém do Pará, do vigia assassinado em um motel. Pensava ele ter uma namorada que o amava. Mandou todos os seus pertences para a casa dela, quando foi ao seu encontro foi morto em um motel.

Rede social é bom. Mas devemos colocar os pés no chão. É um simples passatempo. Não troque excesso de intimidades com alguém que você só conhece pelas redes sociais. Não se prenda a esse mundo virtual, ele é apenas uma ilusão.

HIV contra o crime!

                                                                           Redatores
Rozileni Serrão
Sebastião Gato



Médica utiliza-se de seringas contaminadas para afastar ladrões. Observemos o que a pessoa é capaz de fazer para se proteger de assaltos.

Depois de ter sua casa invadida duas vezes por bandidos que furtaram televisão, máquina fotográfica, cortador de grama e secador de cabelo, uma médica tomou a atitude de colocar várias seringas na grade de sua casa com um cartaz que dizia: "Muro com sangue H.I.V. positivo. Não pule!". Por ela ter agido desta maneira, chamou a atenção dos moradores, que se revoltaram contra a atitude da médica.

É lamentável que uma médica utilize-se desses mecanismos para aumentar a segurança de sua casa, ao invés de dispor de métodos corretos como cerca elétrica, cachorros ou vigilantes. Enfim, outros meios que realmente se usam para proteger uma residência.

O consumo de Drogas.

Rozileni

A maconha é  pura e simples para os usuários de drogas. Hoje a cocaína não é mais nenhuma novidade para os consumidores. No entanto, o consumo de drogas tornou-se uma grande mídia em nosso País. 

 Milhares de jovens e adolescentes não vivem sem o crack, para eles favorecem o uso demais, ou seja, um vício, infelizmente esta é a realidade que acontecem em nossa sociedade brasileira. O problema das drogas é que deixa a pessoa completamente drogado e acabam perdendo o juízo, são capazes de cometerem erros como roubar, matar e até mesmo agredindo  as pessoas.

O dependente usuário de drogas pode ter vários problemas de saúde, tanto quanto o vicíado em álcool ou cocaína. Os problemas mais graves são as doenças pulmonares, cânceres e cardiovasculares.Portanto, o governo deve organizar campanhas contra a legalizaçao do consumo de drogas, para amenizar o uso inlegal da maconha em nosso país.

Semente desumana

Redatora:
Gabrielle Machado


O Bullying é um dos problemas mais discutidos hoje no Brasil. O abuso do poder, atitudes agressivas, a discriminação feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa, são situações estas que estão cada vez mais frequentes e sem restrições. Seja ela praticada em uma escola ou nas universidades.

Em alguns casos a família tem grande influência por não haver diálogo entre pais e filhos e, menos ainda, não dar orientações devidas. Em outros casos, por a família ser a base da educação e do respeito, em algumas situações, a criança por conviver e presenciar cenas de violência em casa, acaba influenciando seu caráter, tornando-se assim agressiva, refletindo no seu comportamento social o que convive.

É comum nos noticiários vermos casos de opressões nas escolas partidas de alunos ou até mesmos dos próprios educadores fazendo com que a vitima perca o interesse em ir a escola, afetando seu psicológico e o individuo passando a aparentar medo e frustrações. Situações estas que podem ser refletidas negativamente no futuro. Como exemplo, podemos citar o fato ocorrido em Realengo, no Rio de Janeiro, onde Wellington, um adolescente, entrou em sua antiga escola e assassinou vários alunos. Provavelmente o mesmo havia sido vitima de Bullying na infância, e como consequência resultou este infeliz acontecimento.

A pratica do Bullying já é antiga. Mas ainda tem tomado grandes repercussões por ter se tornado cada vez mais freqüente. Este ato deve ser combatido. As instituições educacionais devem realizar palestras educativas, sociais e dinâmicas e os pais devem estar mais atentos as atitudes diferentes de seus filhos.

Drogas no Brasil: O refúgio das seringas.

Samera oliveira lima

A sociedade brasileira parece ter aceitado de forma natural o uso das drogas. Está estampado em todos os lugares pessoas se drogando independente de raças, tribos e credos. Debater o assunto "drogas" traz muitos discursos relacionados às pessoas que são a favor e as contra o consumo de drogas ilícitas.

Um dos grandes exemplos são os cantores famosos que são dependentes químicos. Fazem shows drogados e a galera que assiste acha um máximo. Devido esta conformidade, se tornou um hábito natural entre as pessoas as drogas. É como se ela fosse parte do cotidiano ou um remédio que se pode usar quando necessário.

É normal cenas de pessoas, ricas ou pobres se drogando em um mesmo lugar. Há somente um pensamento durante o uso: o prazer de sentir-se bem com a vida e tudo o que há ao seu redor.

Uma das maneiras cabíveis para a prevenção do consumo de drogas são tratamentos e encontros com ex-usuários. Explica-lhes o que passou, as consequencias e mostrar as provas das perdas que este usuários teve com o mundo do crack.

O Brasil precisa tomar atitudes e não aceitar fácil tudo o que lhe é oferecido. Há tanta coisa pra fazer, são tantos rumos para se tomar, tantas provas pra vencer. Quando a sociedade acredita que há uma solução para as drogas, há sempre uma seringa que precisa se refugiar nas veias de um usuário.

Bullying, isso deve acabar!

                                                                            Redator:
Bruno Gonçalves Corrêa

Muitas pessoas pensam que o Bullying é somente agressão física. Mas, não é verdade. Ocorre também na forma de apelidos, zoações, encarnações ou agressões verbais. As pessoas que geralmente sofrem Bullying são aquelas tímidas, inteligentes, que respondem tudo na sala de aula: os “nerds”. Dificilmente elas contam para alguém devido terem medo de algum tipo de repressão.

O Bullying não acontece só nas escolas, mas também nas empresas, nas praças e às vezes até na própria casa. Na maioria das vezes o agressor é aquele que não tem uma vida familiar boa, ou seja, não foram educados ou não tiveram amor na sua própria casa.

Penso que para acabar com isso, é necessário ter um acompanhamento psicológico e mais diálogos com os pais. É indispensável haver uma parceria da sociedade com as escolas e as famílias. Assim, iremos acabar ou pelo menos amenizar o Bullying.

Drogas: regularizar não é o bastante.


Redator:
Bruno Gonçalves Corrêa

A droga é um problema que vem se alarmando cada vez mais em todo o país. O consumo exagerado dos usuários não prejudica somente a eles, mas toda a sociedade em geral, pois o governo tem que investir mais na re-socialização dos mesmos.

Muitas pessoas têm opiniões totalmente erradas sobre os usuários. Não é somente a classe baixa que usa, mas também a alta sociedade, como médicos, empresários ou advogados. O advogado do goleiro Bruno, por exemplo, aparentemente um profissional que deveria dar exemplos, mas revelou a uma emissora de TV que é um viciado há vários anos.

Alguns políticos estão tentando legalizar o uso das drogas no Brasil, mas fica a dúvida: Eles querem legalizar para tentar amenizar o consumo desses usuários ou beneficio próprio das empresas que vão produzir essas drogas? É preciso lembrar que a economia das drogas é uma das três maiores economias do planeta.

Para amenizar esta situação não é preciso regularizar o uso das drogas e nem reprimir com violência. É preciso que aja uma parceria da sociedade com os governos para reeducar esses usuários para que eles tenham consciência do mal que essas drogas fazem na vida do ser humano e que há outras maneiras para tentar esquecer os problemas do dia a dia como praticar algum tipo de esporte, viajar ou fazer programas culturais. Hoje a pessoa só entra nesse mundo se quiser mesmo.

As drogas do Brasil.

                                                                                               Sebastião Gato

                      A droga sempre existiu no mundo. Os primórdios da humanidade já usavam. Egípcios, orientais e indígenas. O consumo acontecia nas regiões interioranas e a finalidade era para dar mais disposição, coragem e resistência ao usuário.

                       Quando as drogas foram introduzidas nos centros urbanos passaram a ser consumidas por mais pessoas e seu uso passou para relaxar o corpo e a mente.

                       Os viciados ricos usam as drogas mais pesadas, como cocaína e LSD, gerando um grande lucro para os traficantes; os viciados pobres usam drogas mais baratas e são capazes de roubar ou matar para sustentar seu vicio.

                       Sem distinção de classe social, os efeitos malignos das drogas são comuns a todos: doenças, alucinações, destruição da família, da vida social e até a morte do viciado.

                       Há no Brasil dois vícios ao consumo de drogas que nos últimos tempos têm aumentado muito e tem provocado efeitos devastadores na sociedade: craque e corrupção.

                       A primeira causa dependência muito rápido e a morte do viciado é eminente se não for tratado rapidamente.
                       A segunda deixa o viciado cada vez mais rico e é capaz de contaminar toda a sua familia , porém ele não morre mas causa a morte de milhares de pessoas que deixam de receber atendimento médico, porque o dinheiro foi desviado.
                      A educação, saúde, segurança, assistência social, moradia, desenvolvimento, habitação e principalmente, pessoas mais pobres são as mais prejudicadas com a droga da corrupção e que serve também como base para o crescimento das drogas ilicitas.

                      O Brasil precisa conscientizar cada vez mais as pessoas sobre os danos provocados pelo uso de drogas, através de propagandas, nas escolas, nas igrejas, nos clubes de futebol, nas empresas e principalmente na família, além de punir os viciados na “droga da corrupção".

O Bullyng e a sociedade.

                
                    Sebastião Gato

O Bullying é uma prática violenta e discriminatória que existe há muito tempo no mundo e somente agora ganhou destaque na sociedade através da mídia informativa. Precisamos banir esta pratica de humilhar as pessoas de dentro das empresas, escolas, internet, ruas, ou seja, de todos os lugares.

Essa forma do ser humano, de demonstrar superioridade contra outra pessoa só acontece quando há platéia, seja real ou virtual.

Aquele ou aquela que se acha melhor que o seu semelhante, precisa demonstrar isso para as demais pessoas, de onde arranca elogios e respeito. Geralmente ataca suas vítimas quando está perto do seu grupo, e assim, o “bullynado” fica com medo de reagir e ser ainda mais “chincalhado”.

Em algumas cidades do Brasil como Bragança no estado do Pará, o Bullying a pessoas da terceira idade e deficientes era passado de pai para filho. Essa constatação ocorreu quando se via crianças e adolescentes "atentando" essas pessoas. Seus pais ou parentes ficavam rido, afinal já fizeram isto também quando jovens.

A educação e conscientização das pessoas através da família, escolas, meios de comunicação e governos, são meios eficazes de combater o Bullying.

A sociedade na rede.

                                                                                                    Sebastião Gato

A rede social é capaz de aproximar pessoas de gêneros e lugares diferentes. Mentir nas salas de bate-papo é a coisa mais corriqueira que existe e, em sua maioria se mente para cativar o outro internauta, prolongando a conversa.

Nos sites de relacionamentos as pessoas são capazes de transformarem-se no que lhes convém. Explorando a curiosidade das outras pessoas é possível se chegar até as suas intimidades, um prato cheio para pedófilos, a exemplo.

Muita gente se utiliza das redes sociais para namorar, fazer amizades, bater um bom papo e passar o tempo. O ser humano por natureza gosta de falar, se relacionar com outras pessoas e encontra na internet uma gama enorme de pessoas com pensamentos e atitudes iguais ou diferentes, o que é muito bom para muitas pessoas.

Pessoas que vivem na solidão conseguem se alegrar ao teclar com outro internauta. O fato de não precisar usar sua identidade verdadeira as deixa livre para falar das suas mais intimas fantasias. Dependendo com quem se esta teclando e o que se tecla, a libido pode aumentar e muita gente é capaz de ter espasmos orgásticos através da internet. Isso não se restringe apenas aos jovens. Pessoas adultas, cada vez mais, buscam este tipo de aventura na rede, sem distinção de classe social ou formação educacional.

A busca pelo desconhecido e a adrenalina de viver uma aventura prazerosa faz da internet e dos sites de relacionamentos os maiores instrumentos para aproximação de pessoas.