Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

domingo, 11 de setembro de 2011

Como lidar com a realidade do consumo de drogas no Brasil?

Maria de Fátima Oliveira Gonçalves

Existem no Brasil as fronteiras entre países que facilitam à entrada de todos os tipos de drogas, como: maconha, crack, êxtase, Ox e não esquecendo também, as bebidas alcoólicas e o cigarro, outro grande vilão.

A realidade do consumo de drogas é alarmante. As crianças na faixa etária de sete anos de idade já estão consumindo e vendendo, exploradas pelos traficantes. Já imaginaram como ficaria depois da liberação? Um exemplo, os produtores rurais não iriam mais plantar frutas, grãos, hortaliças, etc., passariam a cultivar maconha que seria o lucro dez vezes maior. Sem a liberação a violência já está um caos, a saúde péssima. Imaginem com a liberação?
 
O que fazer? Prevenção para os que não estão usando e tratamento para os viciados? Os políticos precisam ter boa vontade. Criar projetos na área da saúde pública direcionados para os viciados e clínicas de desintoxicação gratuitas. E a família? Ficam desestruturadas. Também é necessário acompanhamentos médicos com psiquiatras, psicólogos, assistentes social.
 
Combater com rigor os traficantes, aumentar no judiciário a pena, pois mesmo presos eles continuam dando ordem, como exemplo pode-se citar o traficante Fernandinho Beira Mar, que está em um presídio de segurança máxima, mas comanda ainda o tráfico no Rio de Janeiro. Na região Norte é Dodê, que foi preso e está solto aterrorizando e destruindo a vida dos jovens. Porque infelizmente a mesma lei que coloca dentro da cadeia é a mesma que os tira.

A escola também tem um papel importante. Deveria fazer mais palestras, seminários que abordassem o assunto, esclarecendo como a droga é prejudicial à saúde. O acompanhamento da família é outro fator importante. Acompanhar, ajudar, respeitar e dar forças para os usuários lutarem contra esse mal avassalador: drogas, a doença do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"