Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

domingo, 11 de setembro de 2011

Menoridade penal

Bruna Rafaela



Ao se fazer uma análise da sociedade contemporânea, busca-se descobrir as causas de tanta violência causadas por jovens. Hoje a violência que invade a cidade paraense, por exemplo, é na maioria das vezes causada por adolescentes. Com tudo, nos perguntamos: a diminuição da menoridade penal resolveria a violência entre jovens? Se não, como tentar tirar esses jovens da vida do crime?

Com a onda de crimes que assolam a cidade, a população busca soluções e, uma delas, é a maioridade penal. Estes jovens, que pensam que por serem “de menor”, não vão pagar pelos seus crimes, estão totalmente enganados. Pois com a implantação da lei que reduz a menoridade penal, pretende-se fazer com esses jovens adolescentes se conscientizem que a “brincadeirinha” acabou, portanto, se cometerem crimes serão responsabilizados e punidos.

Oportunidades. Muitos jovens, às vezes, só precisam de uma chance para buscar novos horizontes e sair de um destino muitas vezes traçado, mas não quisto. Por isso, um bom começo para tirar esses jovens da criminalidade seria a elaboração de projetos sociais na comunidade com oportunidades de emprego e educação mais inclusiva.

Em virtude dos argumentos apresentados, o governo deveria investir mais em educação e emprego para poder tirar nossos jovens de um futuro criminoso, nada promissor. Portanto, conclui-se que, como a educação é a base de tudo, nada mais certo que usá-la com seriedade para termos um futuro melhor aos jovens de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"