Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

domingo, 11 de setembro de 2011

Bullying: causas e soluções

Emanuelle Sousa


Bullying. A maioria das pessoas já presenciaram ou sofreram esses tipos de agressões que podem ser físicas ou psicológicas e agora, recentemente tomou conta também do mundo virtual, com o Cyberbullying. Mas como acabar com esse tipo de violência que às vezes deixa sequelas para o resto da vida?

Identificando o problema já é um passo importante. Caso a criança ou adolescente mudar de comportamento, ficar retraído, triste ou dar sempre desculpas para faltar à escola, estes podem ser indícios de que esteja sofrendo Bullying.

No caso dos agressores, a falta de limites dos pais em casa, ou na grande maioria dos casos, por já terem sofrido Bullying, são inseguros e acabam projetando no outro esses medos e inseguranças.

Há inúmeras soluções para que essas práticas de violência não ocorram. Entre elas, a participação da família é uma das mais importantes. É preciso que os pais estejam interessados na vida escolar do filho, procurando saber sobre seu rendimento ou como é sua relação com os outros alunos, sempre dialogando com eles.

Para que o Bullying não se torne algo comum e banal na vida dos alunos é preciso que as escolas estejam comprometidas e engajadas em relação ao assunto. Isso pode se dar por meio de palestras e conversas com psicólogos, sempre mostrando ao aluno o respeito não só a si, mas principalmente para com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"