Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A ÁRVORE, O DESCASO E A VIDA

Sebastião Gato

             Certo dia, três lideres comunitários, Paulo de Tarso, Afonso Aboim e Sebastião Gato juntaram-se para pedir às autoridades do município de Ananindeua e do estado do Pará que mandassem cortar uma árvore que estaria prestes a cair.
            Encaminharam um oficio para a Secretaria de Meio Ambiente de Ananindeua, solicitando o corte da referida árvore. Receberam como resposta que os mesmos não poderiam cortar por não terem equipamentos adequados. Porém, a Secretaria os orientou a dirigirem-se ao Corpo de Bombeiro após pegarem o laudo das condições do vegetal.
            Os três guerreiros decidiram então ligar para a Defesa Civil. Receberam a orientação para ligar para o telefone de emergência de número 190. Várias ligações foram feitas. Várias promessas de que mandariam o corpo de bombeiro também.
            Os três cidadãos resolveram ainda encaminhar uma carta para a Casa Civil do Estado pedindo ao Secretário, que se manifestasse e tomasse  providências, antes que a árvore caísse em cima de uma pessoa. Infelizmente não tiveram êxito.
            Os três Mosqueteiros mandaram até fotografias do vegetal morto e o risco que representava para a comunidade. Será que um dia o poder será exercido também em favor do povo?