Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

sábado, 10 de setembro de 2011

A qualificação profissional no Brasil.

Redatoras:
Caroline Siqueira
Shirley Vilhena

O Brasil é um país que está crescendo no setor produtivo e profissionalizante para atender o mercado de trabalho.

Antigamente quando uma pessoa concluía o ensino médio era o suficiente para obter um bom emprego. Mas hoje este cenário está bem diferente, pois os requisitos mínimos que uma empresa solicita ao contratar um possível funcionário é o ensino médio completo, curso de informática básico ou saber um outro idioma.

O Brasil está passando por uma espécie de ajuste no mercado de trabalho após anos de estagnação. Os cursos profissionalizantes e as pessoas que possuem cursos técnicos aumentaram bastante nos últimos anos. Isto mostra uma qualificação à mais para atender a demanda crescente do mercado.

O país esta na terceira colocação no ranking dos países que tem mais dificuldade em encontrar profissionais qualificados para preencherem vagas disponíveis. Segundo o IPEA, por três especialistas em mercado de trabalho, eles reafirmaram a tese que a falta de mão de obra está acontecendo em alguns setores da economia, exemplo: Engenharia, que está pagando mais para trabalhadores que não conseguem encontrar com facilidade no mercado de trabalho.

A preparação e especialização para “o mundo trabalhista” é importante para atender um mercado cada vez mais exigente. Qualquer diferencial no currículo é uma facilidade para entrada de uma pessoa no imenso e concorrido universo trabalhista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"