Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O deletar de identidades na rede.

      Ada Cristina Silva

Pluralidade de identidades. Característica eminente às redes sociais e aos sites de relacionamentos. Estamos cada vez mais, presos nessa teia tecnológica, onde há muitas faces, personalidades e pensamentos, que podem ou não convergir aos nossos.

A identidade na rede pode ser omitida por questões de segurança e precauções, ou pelo fato de que as pessoas possam experimentar certa liberdade de se relacionar com o outro, sem precisar mostrar como verdadeiramente são.

Apenas com um clique do “mouse”, você pode “deletar” o perfil que não lhe agrada e trocá-lo por outro muito mais interessante e aceitável, criando assim, um “eu” inexistente e fraudulento. A verdade é não há como saber com quem estamos interagindo, e por decorrência disso, ficamos expostos a perigos como, a violência virtual e o assédio via “web”.

A privacidade nesse meio se torna negligenciada, a facilidade com que o ser humano tem de enviar mensagens comprometedoras às redes sociais é impressionante e isso é um claro incentivo aos criminosos mascarados por outra identidade. É tão fácil por na rede mensagens maliciosas e até mesmo sem se dar conta senhas de banco, números de telefone e endereços, verdadeiras “minas de ouro” para os criminosos da rede.

Os integrantes das redes sociais jogam fora o pouco que lhes resta de privacidade, ter o seu perfil exposto já não é mais diferente, os próprios sites pedem que seus participantes informem dados pessoais e preferências para que possam interagir com pessoas de mesmos interesses. Resta saber se o perfil daquela pessoa é verdadeiro, o que é praticamente impossível.

É necessário então, que analisemos minuciosamente as pessoas com quem estamos nos relacionando na rede e o conteúdo pessoal que exibimos para elas, delimitando até onde podemos chegar, utilizando-se do bom senso e que os sites de relacionamentos e redes sociais estabeleçam uma política privativa para os seus membros, para que assim eles não se tornem vulneráveis a falsos perfis virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"