Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Planeta Terra: ainda há esperança?

Márcia Siqueira

    ECO-92. Protocolo de Kyoto. Os países do mundo inteiro demonstraram uma preocupação com o meio ambiente e a pergunta não retórica que nos fazemos: ainda dá para salvar o planeta?

    O homem está destruindo vários biomas. Podem-se citar casos como o da Mata Atlântica que resta somente 5% do que um dia foi a floresta e projetos em andamento como o da construção da usina de Belo Monte e a transposição do rio São Francisco no Brasil que causarão impactos ambientais irreversíveis.

    Destruir a natureza não é característica só de brasileiros. Há países que nem bioma mais tem, dizimaram suas populações nativas e criaram novas culturas “tudo em nome do progresso”. Mas progredir com ameaças iminentes como a destruição da camada de ozônio, o descongelamento das geleiras e o aquecimento global é impossível. O homem depende da natureza para sobreviver.

    Somente assinar acordos não é garantia de preservação ambiental, é preciso por em prática. É imprescindível que cada um faça a sua parte com ações de preservação como, por exemplo: economizar energia, usar produtos biodegradáveis, reciclar e não jogando lixos em lugares inadequados. Enfim, pode até não ser a solução definitiva, mas é um bom começo para salvar o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"