Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O poder que tem a televisão

Ada Cristina Silva

A televisão é uma grande influenciadora de opiniões e uma das peças chaves para o capitalismo, pois é através dela que a propaganda exerce o seu papel de persuasão.

Ela ganhou um papel de destaque no governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1945, onde foi privilegiado o processo de importações de produtos internacionais. Pessoas as compravam massificadamente apenas pelo fato de as terem em casa, já que não podiam ver, pois a primeira emissora televisiva só foi inaugurada na década de 50.

Desde então, a sociedade vem se tornando cada vez mais dependente, alienada e individualista, concebendo a idéia que podem moldar suas vidas às ilusões impostas pelas emissoras de televisão.

É necessário dessa forma que ocupemos o nosso tempo livre com coisas que contribuirão de alguma forma para o nosso crescimento intelectual, para o desenvolvimento do nosso senso crítico, social e do exercício do diálogo com o outro. Para que assim, não nos tornemos fantoches manipulados e limitados pela televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"