Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O jovem frente a democracia


Sâmera Oliveira Lima

A política foi inventada pelos humanos como modelo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos, sem transformá-los em uma guerra total, em uso da força e extermínio recíproco.

O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que se metam onde não são chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos, enfim, exijam o impossível. Resta construir o mundo de amanhã e parte deste trabalho é votar. Não somente cumprir uma obrigação com sangue fervendo nas veias e, sim saber realmente o que se está fazendo.

Um adolescente com dezesseis anos de idade já tem o direito de votar, mas não é obrigado diretamente, pois na maioria das vezes votam por votar ou por alguma troca de favores. Antigamente, as “caras pintadas” que eram formados por jovens, fizeram uma revolução por serem espontâneos no que pensavam e no seu modo de ver a sociedade que estava acomodada com o que acontecia. O nosso ex-presidente e a atual presidenta, são exemplos de jovens que cedo vêm brigando pela democracia frente à política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"