Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O aumento dos índices da criminalidade na adolescência


Shirley Vilhena
Em épocas passadas, as pessoas podiam dormir e passar o dia todo com sua casa aberta, sem ter medo de alguém estranho entrar em sua residência. Pena que aquela época se passou e o cenário atual é bem diferente, porque as pessoas são vítimas de insegurança.

Se pararmos para observar bem, a maioria das casas são gradeadas, as pessoas já não se sentam mais com tanta freqüência na porta de suas casas com medo de assaltos ou até mesmo seqüestros relâmpagos.

A maioria dos assaltos é realizado por adolescentes entre dezesseis e dezessete anos, que usam o seguinte argumento para se defender: “sou menor de 18 e, por isso não posso ir pra cadeia”. E quando lhes perguntam o que os motivou a praticar tal ato as respostas mais freqüentes são: “não sei, queria dinheiro para comprar roupa”, ou então, “queria ajudar minha família”.
Talvez possa até ser um caso de falta de estrutura familiar ou a pobreza com que estes vivem, mas isso não justifica os atos que cometem. E a pergunta que fica sem respostas: por que não trabalham? Existem muitas pessoas que passam dificuldades, mas que nunca precisaram entrar no mundo do crime para sobreviver.
Deve haver um tipo de revisão sobre as leis que protegem os menores, pois, caso não haja qualquer tipo de intervenção ou revisão, os índices de criminalidade entre estes só tendem a aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"