Casa da Linguagem

Casa da Linguagem
Casa da Linguagem

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A conexão entre as identidades virtuais.


Shirley Vilhena

O mundo virtual nos permite uma integração de enorme expansão social e territorial, pois podemos, nos “conectar” com pessoas de qualquer lugar do mundo através da utilização de sites de relacionamento, como o orkut e o facebook.
Foi-se o tempo em que o acesso a internet era restrito às pessoas de maior poder aquisitivo, porém hoje isso é “pagina virada”, pois a maioria das pessoas podem usufruir deste benefício.
Nos sites de relacionamento é comum pessoas que não se conhecem mandarem convites de amizade e outra aceitar porque não sabe se o perfil que solicita a amizade é verdadeiro ou não.
O cuidado é fundamental quando passamos a nos comunicar com alguém que nunca vimos pessoalmente. Como podemos ver na mídia, existem diversas histórias veiculadas de pessoas que saíram para se encontrar com “amigos virtuais” e nunca voltaram, ou foram violentadas, ou vitimas de pedófilos ou até mesmo morreram.
O internauta as vezes se expõe demais ao colocar todas suas informações em seu perfil, por exemplo, ao deixar o número de seu celular. Qualquer pessoa pode pegá-lo e fazer uso inadequado, como passar trotes.
Não se deve deixar transparecer detalhes sobre sua vida pessoal, pois nunca sabemos a intenção da pessoa que está do outro lado da tela do computador. É notória a falta de privacidade quando alguém passa a fazer brincadeiras sobre a vida pessoal de alguém. Por isso, é fundamental e de grande importância a preocupação ao uso inadequado das redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para a blog "E aí leitor?"